"Mourão dividiu a ala militar. Capitão está errando muito na pandemia; é bom sempre estarmos preparados". Vice-presidente exonera assessor após vazamento de conversa dele com chefe de gabinete de deputado




O vice-presidente Hamilton Mourão anunciou que vai exonerar o assessor Ricardo Roesch Morato Filho depois que conversas dele foram divulgadas pelo site O Antagonista.

Nas conversas entre o assessor e o chefe de gabinete de um deputado federal, ele cogita a hipótese de Mourão assumir a presidência no lugar de Jair Bolsonaro.

O nome do chefe de gabinete e do parlamentar não foram divulgados, apenas o diálogo por meio de um aplicativo de mensagens.

“-Tudo bem irmão?

– Fala Ricardo, tudo excelente!

– Quando deputado quiser agendar com Mourão só avisar.

– Opa! Obrigado. Possivelmente ele vai querer sim.

– Muito trabalho aí?

– Sempre tem.

– Precisamos tomar um café mais reservadamente.

– Bora ué.

– Eu tenho conversado com os assessores de deputados mais próximos é bom sempre estarmos preparados.

– Putz, preparados para que?

– Nada demais articulação normal mesmo.

Sabe que Mourão dividiu a ala militar.

Antes, Heleno dominava agora estão divididos – capitão está errando muito na pandemia. General Mourão é mais preparado e político. Você sabe disso.

– Cara – não posso ter esse tipo de conversa – chefe não iria gostar.

– Mas vamos nos falando.

– Relaxa.

No fim da tarde, o vice-presidente condenou a atitude de Ricardo Roesch Morato Filho e anunciou que o assessor seria exonerado.

A conversa houve. É algo que me deixou extremamente — vamos dizer assim — chateado porque o único patrimônio que eu tenho é a minha honra. E a minha honra está ligada à lealdade. São valores que eu não abro mão. Posso algumas vezes discordar de algumas coisas do presidente Bolsonaro, mas jamais vou trabalhar contra ele. E esse meu assessor avançou um sinal totalmente fora do foco, fora daquilo que são as minhas orientações. Como consequência, ele será exonerado brevemente“, afirmou Mourão

O vazamento da conversa azedou ainda mais o clima entre Mourão e o presidente Jair Bolsonaro. Nesta semana, Bolsonaro se irritou com declaração do vice de que Ernesto Araújo poderia deixar o cargo de ministro das Relações Exteriores em uma possível reforma ministerial.

Em recado direto a Mourão, o presidente afirmou nesta quinta-feira (28) que cabe a ele escolher e demitir ministros, chamou seu vice de “palpiteiro” e disse que quem quiser escolher os membros do primeiro escalão do governo deve se candidatar nas próximas eleições presidenciais.