Cantora que se apresenta como “Fechada com Bolsonaro” postou filmagem que mostra celebração de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Regina Casé. A 'aglomeração' foi criticada: “Olha que legal o réveillon 2021. Parabéns, festão sem medo da peste chinesa”. O vídeo, no entanto, é de janeiro de 2019

Nayat Jordan, cantora que se apresenta nas redes como “Fechada com Bolsonaro” postou na segunda-feira (4) um vídeo que mostra Caetano Veloso, Maria Bethânia, Regina Casé e Mart’nália, entre outras pessoas, dançando animadamente num jardim.

A aglomeração foi criticada por Jordan: “Olha que legal o réveillon na Bahia festejando 2021. Galera boa Regina Casé, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Martinália (sic) filha do Martinho da Vila e adjacências. Parabéns sem medo da peste chinesa. Festão do covidão!”, escreveu.

O vídeo, no entanto, foi gravado em janeiro de 2019, mais de dois anos antes de a Covid-19 (que ela chama de “peste chinesa”) chegar ao Brasil.

“Isso é fake! É de 2019! Que absurdo. Ligando pros meus advogados”, anunciou Paula Lavigne, mulher de Caetano, em sua conta no Twitter. A página oficial do cantor também informou se tratar de uma filmagem antiga.

Advogado do cantor, Caio Mariano usou o próprio Facebook da cantora para notificá-la:

“Prezada Nayat Jordan,

Na qualidade de advogado de Caetano Veloso e familiares, venho por meio desta solicitar a imediata remoção da postagem realizada através do link https://www.facebook.com/1534444505/posts/10224265361411744/?d=n. A Referida postagem afirma falsamente que o artista, amigos e familiares estariam aglomerando socialmente em plena pandemia, atribuindo a estes a prática irresponsável e criminosa de aglomeração social em tempos de pandemia ocasionada pela Covid-19.

Tal prática é totalmente repudiada por todos aqueles filmados no referido vídeo, que se trata de registro de um evento familiar ocorrido no ano de 2019. A postagem possui o mero intuito de atribuir, ao artista e aos demais, a prática de ato irresponsável e lesivo à saúde coletiva, confundindo assim a opinião pública sobre a sua conduta e responsabilidade.

Solicito ainda seja formalizado pedido de retratação e de desculpas, em postagem própria, esclarecendo sobre a falsidade das informações postadas na publicação que se exige remoção, cujo único intento é o de macular a honra e a imagem de Caetano Veloso. Na hipótese de não atendimento à presente solicitação, tomaremos todas as medidas judiciais cabíveis para reparação de danos materiais e morais causados.

Certo de sua compreensão quanto a urgência e gravidade da sua postagem, aguardo remoção.

Cordialmente,

Caio Mariano (OAB-BA 18.169)”

Nayat, que havia apagado a publicação, republicou o vídeo em sua página, com um texto lacônico, sem pedido de desculpas: “Segundo informações, essa festa foi em 2019, na Festa do Divino. Me passaram como Réveillon. A informação anterior não procede”.