Auxiliares acreditam que governo não deve interferir no caso para evitar um novo conflito com o STF


O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) foi acordado por auxiliares, na noite desta terça-feira (16), para receber a notícia de que o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), um dos mais próximos de seu governo, havia sido preso a pedido do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Segundo informações do jornal O Globo, Bolsonaro recebeu a notícia quando já havia se recolhido para dormir no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul, Santa Catarina, onde passou o feriado de Carnaval.

Minutos após a prisão, integrantes do governo também disseram ao jornal que foram surpreendidos e relataram temor de uma nova crise institucional. Os mesmos auxiliares acreditam, no entanto, que o governo não deve interferir no caso para evitar um novo conflito com o STF.

Um dos auxiliares de Bolsonaro disse que Silveira fez “ataques gratuitos e generalizados” e extrapolou ao “desafiar, xingar e desqualificar” os ministros. Segundo ele, não há como o governo apoiar Silveira.

O deputado foi preso após ter divulgado um vídeo com diversos ataques e ofensas aos ministros da Corte, inclusive insinuando agressões físicas contra eles.

Após receber a Polícia Federal (PF) em sua casa em Petrópolis, no Rio de Janeiro, o deputado bolsonarista gravou um vídeo com novas ameaças a ministros da Corte e disse ainda que vai “colocar um por um de vocês nos seus devidos lugares”.