Os dois deputados, que estão sendo investigados sobre quebra de decoro parlamentar, terão dez dias para apresentar suas defesas por escrito à comissão


Os deputados federais Daniel Silveira (PSL-RJ) e Flordelis (PSD-RJ) foram notificados, nesta segunda-feira (1), a respeito dos processos de cassação em curso contra eles no Conselho de Ética da Câmara. O anúncio foi feito pelo deputado Juscelino Filho (DEM-MA), presidente do colegiado, de acordo com informações da coluna de Guilherme Amado, na Época.

O processo vai apurar se ambos quebraram o decoro parlamentar. Os dois terão, agora, dez dias para apresentar suas defesas por escrito à comissão.

O Conselho de Ética estava paralisado desde o início da pandemia do coronavírus e teve suas atividades retomadas após a repercussão do caso de Silveira.

Na pauta desta terça (2), existem mais sete representações contra ele. Caso sejam instauradas, o bolsonarista terá de responder a novos processos no colegiado.

O deputado foi preso em flagrante, no dia 16 de fevereiro, depois de divulgar um vídeo nas redes sociais, no qual atacava e ofendia ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão do ministro Alexandre de Moraes foi confirmada pelos plenários do STF, por unanimidade, e da Câmara, por 364 votos a 130. 

Envolvimento em assassinato

Flordelis, por sua vez, é acusada de envolvimento no assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo. Na terça-feira (23), a Justiça do Rio de Janeiro decidiu afastar a deputada da Casa, o que ainda precisa do aval da Câmara.