Processo foi anunciado pela presidente nacional do PT. O vídeo com as ameaças começou a circular no último sábado em grupos de WhatsApp e no Instagram




O Partido dos Trabalhadores apresentou um pedido ao Ministério Público de São Paulo para que seja instaurado um inquérito para investigar o empresário José Sabatini, morador de Artur Nogueira (SP), por ameaçar Lula com uma arma. O vídeo de Sabatini começou a circular neste sábado em grupos de WhatsApp.

No documento, assinado por Gleisi Hoffmann, Paulo Teixeira e Rui Falcão, todos deputados pelo PT, e pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Anderson Lopes e Caio Ferreira, é pedido que Sabatini seja investigado pela possível prática de ameaça, incitação ao crime, calúnia, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e disparo de arma de fogo.

Nas imagens que viralizaram, Sabatini aparece fazendo disparos de arma de fogo e diz que não vai permitir que Lula transforme o Brasil em uma Venezuela. O homem ainda cita uma fake news para cobrar de Lula que ele devolva R$ 84 bilhões aos cofres públicos

“Lula, seu filha da puta, quero dar um recado para você, hoje, sábado, dia 13 de março. Presta atenção, seu vagabundo. Se você não devolver os 84 bilhões que roubou dos fundos do trabalhador, você vai ter probrema [sic]”, ameaça o homem.

“Outro recado: não tenta transformar o meu país, o Brasil, em uma Venezuela. Eu tô sendo claro”, continuou, mostrando a arma para a câmera.

Muitos internautas repudiaram o vídeo. “Isso é burrice ou é simplesmente a certeza da impunidade? Esse sujeito acabou de cometer uma série de crimes nesse vídeo. Espero que as imagens cheguem até o presidente Lula”, escreveu um usuário.

“Que nível chega o discurso de ódio quando encontra eco em um transtornado”, publicou outro. “Avisa a ele que, hoje em dia, os outros países que não querem se tornar o Brasil”, publicou mais um.