O governador Renan Filho (MDB) usou suas redes sociais para criticar o novo programa Bolsa Família anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deve entrar em vigor já em julho deste ano. A minuta da Medida Provisória prevê acabar com as verbas destinadas à ampliação das creches públicas para crianças em situação de vulnerabilidade social em troca do aumento no valor da bolsa.

O governo prevê a criação de um ‘auxílio creche’ no valor de R$ 250,00 para ser utilizado em creches privadas. Contudo, a família só receberia esse valor mensal se deixar o programa Bolsa Família. Na prática, o governo pretende acabar com a política implantada pela ex-presidente Dilma, o Brasil Carinhoso, que financia a expansão de vagas de creches destinadas às crianças de família atendidas pelo Bolsa Família.

Para o chefe do Executivo alagoano, o novo modelo “abalará as bases da educação infantil dos mais pobres”. E defende: “Nada é mais importante para uma mãe carente quanto uma vaga em creche pública”.

Para atender a este segmento da sociedade, o governo do Estado lançou o programa Cria, que concede o benefício de R$ 100,00 para gestantes e famílias em situação de pobreza extrema. O projeto ainda prevê o aparelhamento de 200 creches para mais de 40 mil crianças do Estado.