Decisão atende a um pedido da PF, que afirma que o dono do canal "Terça Livre" organizou movimento para desestabilizar a democracia; blogueiro está nos EUA e deverá ser extraditado imediatamente ao Brasil


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quinta-feira (21) a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. O dono do canal “Terça Livre” está nos Estados Unidos, com o visto vencido, e deverá ser extraditado imediatamente ao Brasil.

Segundo a TV Globo, Moraes ordenou que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol e acionou a embaixada dos Estados Unidos. A decisão do ministro atende a um pedido da Polícia Federal. A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra a prisão.

De acordo com a PF, sob o “pretexto de atuar como jornalista”, Allan organizou um movimento forte de atuação nas redes sociais que tem como integrantes militantes digitais e parlamentares bolsonaristas, cujo objetivo é publicar, financiar e distribuir conteúdo político visa desestabilizar as instituições democráticas.

A suspeita é de que essas ações podem ser financiadas com recursos públicos a partir de sua interlocução com a família Bolsonaro e outros parlamentares. Além do fim das instituições democráticas e queda de prefeitos, governadores e o fechamento do Congresso, a PF afirma que o grupo defende o fim do STF como forma de garantia de governabilidade pelo presidente da República.

A propagação aconteceria desde 2018 e o objetivo seria ganhar “vantagem econômica oriunda da monetização e de doações, tendo como consequência a desestabilização do Estado Democrático de Direito”. A conduta de Allan pode configurar crimes de integrar organização criminosa, ameaça, crime contra a honra e incitação à prática de crimes, entre outros.

Mesmo nos Estados Unidos, o blogueiro continuou propagando fake news e se associou a grupos extremistas de direita ligados a invasão do prédio do Capitólio. Ele também esteve pessoalmente nos atos. Segundo Moraes, as condutas de Allan dos Santos são de elevado grau de periculosidade e têm a intenção de “fazer dinheiro”.

“O poder de alcance de suas manifestações tem contribuído, de forma inequívoca, para a animosidade entre os Poderes da República e para o ambiente de polarização política que se verifica no Brasil, com verdadeiro incentivo para que as pessoas pratiquem crimes”, afirmou o ministro.(REVISTA FÓRUM)