Município foi escolhido para receber seminário de fruticultura no semiárido e mostra de agroprodução local






 

Passando por oito estados do Nordeste e Minas Gerais, a Jornada das Águas e a Rota da Integração, promovida pelo Sebrae, Ministério do Desenvolvimento Regional e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura escolheram o município de Água Branca para realizar suas ações em Alagoas. A Jornada ocorrerá em solo alagoano na próxima quarta-feira (27), a partir das 9h, na Praça da Igreja Matriz.

Uma das ações será a promoção do Seminário Fruticultura na Região Semiárida, com as seguintes palestras: ‘Viticultura no Baixo São Francisco: sucessos e desafios’, ministrada pelo Prof. Dr. Samuel Silva; ‘Produção de maracujá irrigado na região Semiárida Brasileira: uma alternativa de geração de renda na agricultura familiar’, ministrada pelo Prof. Dr. José Madson da Silva, e ‘Frutas Nativas do Semiárido como Produtos Agroalimentares Diferenciados’, por Ricardo Elesbão Alves.

O evento também contará com uma mostra de agroprodução da região, com estandes da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (Cafisa), Cooperativa dos Produtos de Mel, Insumos e Derivados Apícolas (Coopeapis), Associação Municipal dos Jovens Rurais (Terra Jovem), Produtores do Assentamento Lameirão, Engenho São Lourenço e um da Secretaria de Agricultura de Água Branca. Todos os grupos produtivos são acompanhados pelo Programa Alagoas Maior.

Segundo o gerente adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, nos estandes serão feitas as vendas de produtos típicos da região como geleias, mel e outros produtos de atividades associadas. Ele destacou que durante a passagem da Jornada das Águas também serão entregues diversas mudas de plantas nativas, de espécies como cajazeiras, seriguela e umbuzeiro.

O gerente adjunto também ressaltou o motivo da parceria ter escolhido Água Branca para receber a Jornada. “Com isso, nós iremos mobilizar estudantes e produtores rurais da região, principalmente os que vivem em áreas irrigadas, que têm potencial para fruticultura. Água Branca foi identificada como um quintal produtivo de bastante potencial. O município difere de toda a região do semiárido, da caatinga, porque tem condições climáticas favoráveis e tem um solo diferente. É uma região alta e tem o clima também favorável para a fruticultura, que precisa de um clima mais ameno”, afirma Vitor Pereira.(tribunahoja.com.br)