Índice é maior entre os que dizem que a comida em casa tem sido insuficiente para a família


Uma pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que os brasileiros estão divididos sobre a substituição do programa social Bolsa Família pelo Auxílio Brasil. De acordo com o levantamento, 41% avaliam que o governo fez bem ao trocar o programa, e 43% acham que foi uma mudança negativa.

Evangélicos (51%), empresários (58%) e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (76%) aprovam mais o Auxílio Brasil. Pessoas que têm conseguido alimentar a família (51%) também enaltecem o programa.

Entre os críticos, 51% afirmam que a comida que conseguem comprar em casa tem sido insuficiente para alimentar a família. O novo programa social do governo federal tem maior desaprovação entre eleitores do ex-presidente Lula (59%) e críticos do atual presidente (62%).

A pesquisa ainda aponta que 25% da população era beneficiária do Bolsa Família ou vivia com alguém que recebia o auxílio. O número passa a 22% para famílias que receberam o Auxílio Brasil em novembro ou receberiam em dezembro.

O maior percentual de beneficiários é de pessoas com idades entre 16 e 24 anos (28%). A renda preponderante é de até dois salários mínimos (32%), com ocupações como donas de casa (44%) e desempregados (43%).

Ainda sobre o perfil dos favorecidos, a predominância é de moradores do Nordeste (35%) com escolaridade até o ensino fundamental (31%).

A pesquisa foi realizada de 13 a 16 de dezembro e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O questionário foi respondido por 3.666 brasileiros em 191 municípios.(bahia.ba)