Pesquisa foi realizada pelo Instituto Ideia e divulgada pela revista Exame


A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Ideia e divulgada pela revista Exame mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno nas eleições presidenciais de 2022.

No primeiro turno, o petista lidera a pesquisa estimulada com 37% das intenções, a frente de nove adversários. Já no segundo turno, Lula também vence o presidente Jair Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB). Em todos os cenários, não há possibilidade de vitória em 1º turno.

A pesquisa Exame/Ideia ouviu 1.200 pessoas entre os dias 6 e 9 de dezembro. Devido aos arredondamentos, a soma dos percentuais podem variar de 99% a 101%.

Primeiro turno

Lula chega a 37% das intenções de voto Em um cenário com nove candidato na pesquisa estimulada, Lula chega a 37% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro, que fica em segundo.

Sergio Moro (Podemos) – 10%

Ciro Gomes (PDT) – 6%

João Doria (PSDB) – 4%

Rodrigo Pacheco (PSD) – 1%

Felipe d’Avila (Novo) – 1%

Cabo Daciolo (Brasil 35) – 1%

Alessandro Vieira (Cidadania) – 0%

Simone Tebet (MDB) – 0%

Ninguém/Voto branco/Voto Nulo – 10% Não sabem – 3%.

Segundo turno

Já no segundo turno, a pesquisa mostrou que, se a eleição fosse hoje, o possível candidato petista seria eleito contra qualquer um dos adversários. Com 47% das intenções de voto contra Bolsonaro, 48% contra Doria, 44% contra Moro, e 42% contra Ciro. Os números mostram também que a distância entre Lula e Bolsonaro caiu. Em novembro, Lula ficava 17 pontos percentuais à frente de Bolsonaro e agora são 11. (bhaia.ba)