ConecteSUS e demais plataformas da Saúde continuam fora do ar

 Ataque hacker afetou todos os sites do Ministério da Saúde, fora do ar desde a madrugada de sexta-feira


O site do Ministério da Saúde e a plataforma ConecteSUS continuam fora do ar, neste sábado (11), após ataque hacker sofrido na madrugada de sexta-feira (10). Ao acessar o aplicativo ConecteSUS - popularizado como o passaporte vacinal da Covid-19 - os usuários não têm mais acesso às informações sobre as doses.

O governo acabou adiando a obrigatoriedade da comprovação de vacinação para entrada no Brasil. O Ministério da Saúde afirma que está investigando a ação.

Com o ataque hacker sofrido, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que não sabe quando irá divulgar o boletim epidemiológico da Covid-19. Diariamente, a Sesab finaliza o boletim às 17h.

O ConecteSUS passou a exibir a seguinte mensagem: "Aguarde até 10 dias úteis para que o registro de vacina apareça, caso não aconteça, busque o estabelecimento de saúde onde você tomou a vacina".

Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um "ransomware". Pouco antes das 7h, a mensagem não era mais exibida nos sites, mas eles continuam inacessíveis.

Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate.

(metro1.com.br)

ConecteSUS e demais plataformas da Saúde continuam fora do ar ConecteSUS e demais plataformas da Saúde continuam fora do ar Reviewed by Ednaldo Júnior on 13:39 Rating: 5

Nenhum comentário

Publicidade