"Parabenizo ao grande artista baiano Caetano Veloso por liderar este necessário movimento", disse o senador


O Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, o senador Jaques Wagner (PT) esteve presente no Ato pela Terra, organizado pelo cantor Caetano Veloso, nesta quarta-feira (9), com o objetivo de debater projetos sobre o meio ambiente que estão em pauta no Congresso Federal.

“Muito honrado em participar do Ato pela Terra, uma grande manifestação de artistas e movimentos sociais em defesa da vida e do Meio Ambiente. Parabenizo ao grande artista baiano Caetano Veloso por liderar este necessário movimento contra os retrocessos da pauta ambiental. Reafirmo o meu compromisso, como Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, de trabalhar a favor da vida e do nosso planeta”, escreveu Wagner nas redes sociais.

Após a conversa com Pacheco e com os ministros Luís Roberto Barroso e Cármem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), Caetano e manifestantes se reuniram na Esplanada dos Ministérios, perto do Congresso Nacional. Cantores se apresentaram em um trio no local.

Artistas como Seu Jorge, Lázaro Ramos, Baco Exu do Blues, Emicida, Projota, Daniela Mercury, ambientalistas e outros políticos, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e o senador Randolfe Rodrigues (REDE) também participaram do ato. Eles alegam que algumas propostas, entre elas a que flexibiliza o licenciamento ambiental e a que amplia o uso de agrotóxicos, vão contribuir para a destruição dos recursos naturais do País.

Entre os projetos questionados estão o PL 2.159, que trata do licenciamento ambiental; o PL 2.633 e o PL 510, sobre grilagem de terras públicas; o PL 490, sobre o Marco Temporal para terras indígenas; o PL 191, do garimpo em terras indígenas e o PL 6.299, que ficou conhecido como “PL do Veneno” e que revoga a atual Lei de Agrotóxicos.

Também participaram do evento Ato Pela Terra a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, o MST, o Greenpeace Brasil, o Observatório do Clima, a União Nacional dos Estudantes e o Conselho Indigenista Missionário, entre outros.