Governador anunciou que a sua renúncia acontece na próxima semana

Governador Renan Filho - Foto: Edilson Omena

Agora é oficial. Renan Filho (MDB) vai renunciar do cargo de governador de Alagoas na próxima semana para disputar a vaga para senador nas eleições de outubro. O chefe do Executivo confirmou a decisão durante as homenagens que recebeu nas quatro instituições públicas de ensino superior do estado na noite da última quarta-feira (23).

“Estou nos últimos dias do meu mandato como governador de Alagoas. Agora já tenho certeza que renunciarei na próxima semana para estar apto a disputar as eleições. Cumprirei melhor meu papel nessa transição em que o país deve viver em 2022 tendo um mandato eletivo em Brasília e garantindo condições políticas para que esse estado possa seguir adiante”, declarou Renan Filho.

O governador afirma que deixa o cargo com sentimento de dever cumprido. “Eu não fiz tudo o que as pessoas esperavam de mim, mas posso garantir que fiz tudo o que as minhas limitações permitiam que eu fizesse e que estava ao meu alcance. O que eu não fiz é porque verdadeiramente não tive condições, mas vou me preparar para ajudar ainda mais Alagoas”, garantiu.

O nome apontado como sucessor de Renan Filho é o do deputado estadual Paulo Dantas (MDB). O parlamentar afirmou que, caso seja eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) para assumir o Governo de Alagoas, irá manter uma equipe técnica para dar continuidade aos projetos em andamento, assim como desenvolver novas ações que mantenham o estado no ritmo acelerado de desenvolvimento.

ELEIÇÃO NA ALE

De acordo com a Lei 8.576 de 19 de janeiro de 2022, vagos os cargos de governador e vice-governador do Estado de Alagoas, nos dois últimos anos do período governamental, a eleição para preenchimento dos cargos é feita pelo voto dos deputados integrantes da Assembleia Legislativa, em sessão extraordinária, marcada para 30 dias depois da última vaga.

Por tribunahoje.com