O governador de AlagoasRenan Filho (MDB), renunciou ao cargo neste sábado (2/4) para concorrer ao Senado Federal nas eleições deste ano. O anúncio foi feito no último dia para que chefes do Executivo saiam do cargo que ocupam atualmente para disputar o próximo pleito.

“Vou deixar hoje o governo do estado para me colocar à disposição do povo de Alagoas para ser senador da República e lá no Senado Federal defender os nossos interesses. Ainda não há data definida para o lançamento oficial da pré-candidatura”, afirmou Renan Filho, em pronunciamento feito na sacada do Palácio Museu Floriano Peixoto.

Os membros da Assembleia Legislativa precisarão fazer uma eleição indireta para decidir quem será o novo governador do estado. A medida será necessária porque o antigo vice-governador na chapa de Renan, Luciano Barbosa (MDB), se tornou prefeito da cidade de Arapiraca nas últimas eleições municipais, em 2020.

A candidatura, à época, gerou disputas que levaram a uma batalha jurídica entre as famílias Calheiros e Barbosa. Ele, porém, conseguiu sair candidato. Marcelo Victor, também do MDB e presidente da Assembleia Legislativa, seria o sucessor natural para assumir o cargo, mas sairá candidato à reeleição como deputado estadual.

Por enquanto, o desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), ocupará a cadeira de forma provisória por até 30 dias.

Por metropoles.com