A emissora, com concessão para operar em Goiás, havia instalado o equipamento sem autorização na região de Brasília

magem: Reprodução/YouTube



Agentes da Polícia Federal (PF) e fiscais da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lacraram equipamentos da rádio Sucesso News FM, em Goiás, que transmite semanalmente um programa de Jair Renan Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Polícia Federal chegou a divulgar a operação, realizada em meados de junho, mas não deu detalhes, como nome da emissora, que foi omitido no comunicado divulgado na ocasião.

De propriedade de Raul Canal, um advogado bolsonarista, a emissora teve parte dos equipamentos de transmissão lacrada porque vinha operando irregularmente.

Na emissora, Jair Renan participava do Podcast 04, feito desde o começo deste ano. A suspeita é que a emissora operava de forma irregular. Com autorização para funcionar no município goiano de Santo Antônio do Descoberto, a rádio havia montado, sem aval da Anatel, um transmissor no topo de um prédio em Samambaia, cidade-satélite do Distrito Federal. A ideia era amplificar o alcance da rádio, de modo a fazer o sinal chegar com maior potência em Brasília e região. Foi justamente esse transmissor que foi lacrado.

A emissora costuma convidar para seus programas vários políticos ligados ao governo. Recentemente, a mãe de Jair Renan, Ana Cristina Bolsonaro, foi entrevistada. Ela é candidata a deputada distrital.

Embora o transmissor esteja inoperante desde a ação da PF e Anatel, a rádio seguiu funcionando, só que apenas com os equipamentos instalados na cidade do interior de Goiás, o que naturalmente diminuiu sua potência.

Um inquérito corre sob sigilo na Justiça Federal para apurar crimes previstos no Código Brasileiro de Telecomunicações. O inquérito está a cargo do juiz Renato Borelli, o mesmo que meses atrás ordenou a prisão de Milton Ribeiro, ex-ministro da Educação.


Por: bahia.ba