Segundo documento divulgado, as instituições de Estado sofrem forte influência política

Foto: Divulgação

A Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE) alertou o Brasil sobre a falta de resolução envolvendo os casos de corrupção no Brasil. Segundo o organismo, a justiça brasileira apresenta dificuldade de punição dos envolvidos, bem como demonstrou preocupação diante da influência política que as instituições sofrem no país.

De acordo com o documento divulgado, não ocorreu punição devida, já que muitas das condenações foram anulados posteriormente. "Todas as autoridades competentes, incluindo a CGU, o MPF e a PF, promoveram laços e contatos informais, através do envolvimento com suas contrapartes estrangeiras, bem como da participação em iniciativas regionais ou outras redes de agentes da lei”, dissertou.

A análise foi divulgada devido ao fato de que o Brasil é  signatário, desde 2000, da Convenção Antissuborno. O documento cita com preocupação a anulação de todas as provas do acordo de leniência da Odebrecht, firmado em 2017. A decisão que invalidou o material foi do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e pode rever penas da Operação Lava-Jato.


Por Metro 1