No final de junho todas as convenções partidárias terão definido a lista dos candidatos oficias a vereador e é aí, que o bicho vai pegar. Na montagem das chapas prevalecerão as barganhas tanto políticas quanto financeiras, pois os chamados partidos nanicos servem de escada para arrebanhar votos para os ditos grandes partidos.

Muitos sonhos de aspirantes a uma cadeira no legislativo municipal serão diluídos como fumaça ao vento enquanto que aqueles que já detêm o mandato precisam abrir os olhos, pois, apesar de terem um eleitorado sólido correm o risco de serem traídos pelo Quociente Partidário (QP).

O candidato pode ser muito bem votado e não se eleger pelo fato de seu partido não ter feito coligação. É bom que diga também que em eleições proporcionais, os votos válidos são somente aqueles destinados à legenda ou a um candidato.

Nas últimas eleições, em 2010, o município de Paulo Afonso teve quase 25% de abstenções, portanto é bom que os candidatos tomem muito cuidado, porque o eleitor parece não estar muito satisfeito.