Hegemônico há mais de vinte anos na administração pública pauloafonsina, uma vez que desde que deixou de ser prefeito continuou a dar as cartas, Luís de Deus sempre conspirou com sua trupe ultradireitista contra a ascensão das classes populares. Durante sua administração, que se estendeu de janeiro de 1989 a dezembro de 1992, não foi implantado no município um único programa de expansão da cidadania social.

Recentemente em seu primeiro discurso no Congresso o deputado chafurdou na hipocrisia ao tentar macular os programas sociais do governo federal. O infeliz e elitista discurso do parlamentar ilustra muito bem o axioma do pensamento conservador e dominante da direita: Programas sociais que distribuem renda estimulam a vagabundagem.

Obviamente que não era de se esperar que o deputado fosse à tribuna fazer um discurso de benevolência e espírito solidário para com as ações do governo até porque o deputado nunca pautou seus argumentos no reconhecimento e na razão, mas tão e simplesmente na emoção que lhe cega a ponto de conspurcar os programas sociais do Governo Federal que hoje são copiados por outros países.

O maior legado do governo FHC ao governo Lula foi uma enorme desigualdade social, todavia, de acordo com o instituto Data Popular, os mais pobres, que eram 9,3% em 2002, tornaram-se 4,9% em 2010 e devem ser 2,7% em 2014. Tudo isso se dá, entre outros fatores, a programas sociais como o Bolsa Família que o “ilustre” deputado tenta desqualificar. 

É visceral o pensamento do deputado. Fica aqui um conselho para o parlamentar: no próximo discurso coloque na sua pauta de verborragia burguesa a desoneração dos impostos da cesta básica, a redução da taxa de luz e a destinação em 100% dos royalties do petróleo para a educação quem sabe assim, deputado, Vossa Excelência tenha do que falar e perca a alcunha de “deputado mudo.” Aliás, é preferível ser mudo a falar bobagens.