Mais uma grande Festa do Mastro. Na foto de Shirley Gonçalves a subida do mastro antes da festa à noite 
Festa do Mastro em Jeremoabo (BA) dá início ao São João 2017
Desde às 4 horas da manhã de hoje (01.06) o Mastro de São João, reerguido nos ombros do povo, exalta a flâmula/bandeira de São João Batista. É a mais pura certeza de que o São João chegou!

Este evento resiste ao longo dos tempos e já teve quase extinto quando um grupo de abnegados adeptos da festa resolveram não deixar morrer. No início era apenas a Alvorada do dia 01.06 de cada ano, com passeata pelas ruas ao som de sanfoneiros e sem nenhum instrumento acústico.

Hoje, já mais sofisticado, arrasta multidões na véspera, dia 31.05, num evento que parece estar retomando sua força de um dos maiores eventos juninos religiosos e populares. Ontem, foi assim. Às 18:30 hs a concentração no Colégio Municipal São João Batista onde aconteceu uma celebração e, em seguida, caminhada pelas ruas da cidade carregando o Mastro com sua nova ornamentação, os acordes da Banda Católica “Irmãos em Cristo”, com repertório animado e à base de músicas religiosas. Na Igreja Matriz, o Padre Ramos abençoou o Mastro e ai foi a vez da Festa Popular com a banda “Rayos de Neon” levando o povo de volta até a Praça do Forró.

A Festa, que a cada ano também homenageia pessoas da comunidade, prestou uma referência a D. Edméia de Oliveira Sá, catequista por longos anos na Igreja Católica e a Lilito, membro da comissão e um dos que reavivaram a Festa.


O evento teve a organização da Comissão Organizadora e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Jeremoabo através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação.

Do blog Jeremoabo.com