Festa do Mastro em Jeremoabo (BA) dá início ao São João 2017

Mais uma grande Festa do Mastro. Na foto de Shirley Gonçalves a subida do mastro antes da festa à noite 
Festa do Mastro em Jeremoabo (BA) dá início ao São João 2017
Desde às 4 horas da manhã de hoje (01.06) o Mastro de São João, reerguido nos ombros do povo, exalta a flâmula/bandeira de São João Batista. É a mais pura certeza de que o São João chegou!

Este evento resiste ao longo dos tempos e já teve quase extinto quando um grupo de abnegados adeptos da festa resolveram não deixar morrer. No início era apenas a Alvorada do dia 01.06 de cada ano, com passeata pelas ruas ao som de sanfoneiros e sem nenhum instrumento acústico.

Hoje, já mais sofisticado, arrasta multidões na véspera, dia 31.05, num evento que parece estar retomando sua força de um dos maiores eventos juninos religiosos e populares. Ontem, foi assim. Às 18:30 hs a concentração no Colégio Municipal São João Batista onde aconteceu uma celebração e, em seguida, caminhada pelas ruas da cidade carregando o Mastro com sua nova ornamentação, os acordes da Banda Católica “Irmãos em Cristo”, com repertório animado e à base de músicas religiosas. Na Igreja Matriz, o Padre Ramos abençoou o Mastro e ai foi a vez da Festa Popular com a banda “Rayos de Neon” levando o povo de volta até a Praça do Forró.

A Festa, que a cada ano também homenageia pessoas da comunidade, prestou uma referência a D. Edméia de Oliveira Sá, catequista por longos anos na Igreja Católica e a Lilito, membro da comissão e um dos que reavivaram a Festa.


O evento teve a organização da Comissão Organizadora e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Jeremoabo através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação.

Do blog Jeremoabo.com
Festa do Mastro em Jeremoabo (BA) dá início ao São João 2017 Festa do Mastro em Jeremoabo (BA) dá início ao São João 2017 Reviewed by Ednaldo Júnior on 09:39 Rating: 5

Nenhum comentário