Na sequência de privatizações do governo de Michel Temer, depois da divulgação das concessões em aeroportos, é a vez das distribuidoras de energia elétrica Eletrobras entrarem para a lista de leilões.

Nesta sexta-feira (15), o Diário oficial da União divulgou já o edital de leilão de seis distribuidoras que devem ocorrer já no dia 26 de julho deste ano. A venda das concessões até então estatais ocorrem em seis estados da região Norte e Nordeste do Brasil.

Nessa leva, são leiloados Amazonas Distribuidora de Energia S.A.; Boa Vista Energia S.A.; Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia Energética do Piauí (Cepisa) e Centrais Elétricas de Rondônia S.A. (Ceron).

Elas estão nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Roraima, Rondônia e Piauí. O edital foi publicado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como aceno ao mercado por parte do mandatário emedebista, que quer apostar em Meirelles, como seu sucessor nas eleições presidenciais deste ano. 

As privatizações são seguidas do anúncio recente de Temer de também colocar no jogo de desestatização uma lista de aeroportos até então controlados pelo setor público no Brasil. O valor mínimo estabelecido pelo edital é de R$ 50 mil por cada distribuidora. 

Inicialmente previsto para ocorrer em maio deste ano, os leilões foram adiados após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reajustar a tarifa para ser aprofavo pelo Tribunal de Contas da União (TCU).