A comercialização de espaço
publicitário por rádios comunitárias vai ser analisada pelo Conselho de
Comunicação Social do Congresso Nacional em reunião marcada para a próxima
segunda-feira (3), às 14h. Na pauta, está a discussão de três projetos de lei que
tratam da radiodifusão comunitária.
As proposições alteram o
funcionamento de quase cinco mil emissoras outorgadas no país. Entre outros
pontos, os PLS 55/2016, PLS 410/2017 e PLS 513/2017 permitem a venda de
publicidade, isentam a arrecadação de direitos autorais e ampliam o alcance de
transmissão das rádios comunitárias, respectivamente.
O aumento do limite de potência das
rádios e da quantidade de canais designados foram tema de audiência pública realizada no início de
agosto pelo conselho. O Ministério das Comunicações e a Anatel, por
exemplo, apontaram inviabilidade técnica para o aumento do alcance das rádios.
O relatório a ser votado é do grupo
formado pelos conselheiros José Carlos da Silveira Junior, José Antônio de
Jesus da Silva, Sydney Sanches e Davi Emerich, sob a coordenação de Tereza
Mondino.
Regimento
Também consta da pauta o relatório
sobre a reestruturação do Regimento Interno do próprio conselho. Esse documento
será apresentado pela comissão de relatoria formada pelos conselheiros José
Francisco de Araújo Lima (coordenador), Miguel Matos e Maria José Braga.
O Conselho de Comunicação Social é um
órgão auxiliar do Congresso Nacional e tem como atribuição a realização de
estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações que lhe forem
encaminhadas pelos parlamentares. Atua em temas relacionados à comunicação, em
especial a liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e
da informação.
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