São 3.043 perfis na rede social que seriam robôs; Renan Calheiros detectou os perfis falsos com uso de aplicativo





Desde que descobriu que seria um Provável relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, o senador alagoano Renan Calheiros (MDB-AL), não teve um minuto de paz. Uma enxurrada de ataques feitos em seu perfil no Twitter vem tirando o sossego do parlamentar. Calheiros teve até que solicitar o cancelamento de 3.045 perfis que seriam robôs apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

O senador teria usado um aplicativo para detectar que os perfis na verdade se tratam de robôs que propagam Fake News nas redes sociais.

O próprio aplicativo utilizado por Renan aponta que no último domingo (18), em média mil marcações com o nome dele, 67% teriam sido postadas por perfis falsos ou robôs que já seriam apoiadores de Bolsonaro, já que por outras vezes tinham manifestado apoio ao presidente.

Uma das comprovações que apontam a ligação dos falsos perfis com Bolsonaro é o fato de muitos deles que vem atacando o senador alagoano apoiaram o presidente quando ele criticou o uso de máscaras e o lockdown como meios de combate à Covid-19.

De acordo com o senador, o pedido tem como principal objetivo a retirada dos perfis falsos para que o próprio saiba de perfis reais, o que a opinião pública pensa sobre ele de fato.

Vale ressaltar que Renan vem sendo um crítico da gestão de Jair Bolsonaro e inclusive, já até acusou o representante do ‘’povo’’ de tentar driblar problemas no orçamento da União. Além disso, é bom lembrar que um dia antes de iniciarem os ataques – no sábado (17), o senador de Alagoas, utilizou o próprio perfil no Twitter para expor o que seria uma manobra do governo Bolsonaro para conseguir maioria no Tribunal de Contas da União (TCU) e se blindar contra a acusação de eventual crime de responsabilidade por causa da sanção do Orçamento de 2021.

Em seu perfil, Renan Calheiros escreveu: “O Orçamento atual é um verdadeiro tour de france. Festival de irregularidades e sequestro de R$ 51 bi para emendas parlamentares e do ex-relator. Trocar ministro do TCU para tentar driblar a inconstitucionalidade do que foi aprovado pelo Congresso é absurdo”, denuncia.

Para o senador, este pôster pode ter sido um dos principais motivos para terem iniciados os ataques através dos perfis dos apoiadores do presidente. De todo modo, o senador afirma que continuará sendo um fiscalizador do povo e vai denunciar os erros cometidos pelo Governo Federal.

Em Entrevista a Globo News, o senador falou sobre as prioridades que defenderá: isenção, celeridade e respostas sobre os responsáveis pelas milhares de vidas perdidas. Também disse que não vai se intimidar com ataques digitais de quem quer que seja. ‘’A CPI fará o seu trabalho’’, disse Renan.