Presidente elogiou projeto de Rondônia, que impede comprovação de imunização



O presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu nesta quinta-feira 9) à declaração do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de que adotará passaporte vacinal para viajantes do exterior que chegarem ao estado, caso a medida não seja implementada pelo governo federal até o dia 15.

Segundo o jornal O Globo, durante evento no Palácio do Planalto, Bolsonaro citou um projeto de lei aprovado em Rondônia que proíbe a exigência do comprovante de vacinação contra a Covid-19. O presidente, então, citou "outro governador", do Sudeste, e disse: "Outro governador, aqui da região Sudeste, quer fazer o contrário. E ameaça: 'Ninguém vai entrar no meu estado'…". Teu estado é o cacete, porra".

Bolsonaro disse que seria uma contradição exigir a vacina se ele mesmo não tomou o imunizante. "Como é que eu posso aceitar cartão vacinal se eu não tomei vacina e é um direito meu de não tomar? Como é direito meu de não tomar", acrescentou o presidente.

O governo federal publicou nesta quinta-feira uma portaria estabelecendo novas regras de entrada no Brasil. Quem chega do exterior por via área, seja brasileiro ou estrangeiro, precisa apresentar um comprovante de vacinação contra a Covid-19, além de um teste negativo para a doença.

O comprovante de vacinação pode ser dispensado, no entanto, caso a pessoa faça uma quarentena de cinco dias após chegar no país.

(metro1.com.br)