O acervo disponível no Google Arts & Culture inclui mais de 41 mil imagens e documentos e 900 vídeos e gravações que contam toda sua trajetória


Foto: Divulgação

O cantor e compositor Gilberto Gil completa 80 anos de idade em 2022 e o ano tem sido especial. Além de ter se tornado um imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Gil acaba de ganhar um museu virtual na plataforma Google Arts & Culture, intitulado O ritmo de Gil. A homenagem foi anunciada nesta terça-feira (14) durante o Google for Brasil, em São Paulo.

A mostra digital é uma homenagem à obra do compositor. Trata-se da primeira retrospectiva de uma artista brasileiro vivo na plataforma global e está disponível em português e espanhol.  O acervo possui mais de 41 mil imagens, além de vídeos históricos. A cereja do bolo é um disco nunca lançado, gravado em 1982 em Nova York. Ele acabou perdido na volta de Gil ao Brasil.

Os pesquisadores Chris Fuscaldo e Ricardo Schott encontraram o álbum perdido durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais. Músicas inéditas como You need love poderão ser ouvidas junto da leitura que explica o contexto de sua produção e gravação. O disco foi encontrado em uma fita K7 e agora está digitalizado.

A mostra é dividida é três partes: a música, a inspiração e a alma. A primeira relembra sua discografia e composições. A segunda aprofunda as parcerias, inspirações musicais e suas histórias. Já a terceira trata da biografia de Gil, trazendo fotos importantes e relatos sobre a influência de sua família.

Durante o evento, a empresa de tecnologia apresentou uma série de ações previstas para os próximos meses em cultura, capacitação profissional e economia.

Conheça o museu virtual O ritmo de Gil neste link.

Abaixo, Gil fala sobre a homenagem do Google em seu Instagram


Por: https://revistacult.uol.com.br/